4 DICAS PRECIOSAS PARA DAR ADEUS AOS DESCARTÁVEIS

Toda mudança de hábito exige esforço, consciência e disciplina. Tudo bem, em alguns casos pode parecer um pouco difícil, mas a verdade é que pode ser simplesmente um certo comodismo da nossa parte. Por exemplo, é sabido que os descartáveis não são a melhor opção quando falamos em compromisso com o meio-ambiente. Mas, às vezes parece complicado sair dessa realidade.

Quer um incentivo? Como vivemos essa realidade no nosso dia a dia, podemos dar aquela força com algumas dicas valiosas para você, enfim, dar adeus aos descartáveis. Vamos lá?

  1. Faça um planejamento
    Uma boa dica para tirar ideias do campo dos pensamentos é escrever, ou seja, materializar. Portanto, a dica aqui é se organizar de maneira antecipada. Separe um tempo e reflita sobre o assunto, sobre a importância de minimizar ao máximo o uso de itens descartáveis. Depois, veja como você, no seu cotidiano, lida com o assunto. Já com a consciência do tema e como você lida com ele, o último passo é se planejar para dar os primeiros passos. Lembre-se, escreva para dar vida à ideia.
  2. Compre com clareza
    Na hora de ir às compras (com sua ecobag, é claro), tenha em mente a importância de escolher produtos que menos impactam o meio-ambiente e os recursos naturais. Um jeito simples de fazer isso é comprar produtos em embalagens maiores, que duram mais tempo e evitam uma nova compra logo em seguida. Siga sua lista prévia para não comprar algo desnecessário por impulso e, também, pense no tipo de reaproveitamento que possa ser feito com as embalagens. Afinal, reutilizar é parte da responsabilidade ecológica.
  3. Invista em itens reutilizáveis
    Um jeito prático de eliminar os descartáveis é substitui-los por reutilizáveis. Por exemplo, copos de uso único são nocivos ao meio-ambiente e podem ser facilmente trocados por copos plásticos laváveis e, assim, reutilizáveis. Outra possibilidade é rejeitar os canudos descartáveis e ter consigo sempre em mãos esse item feito em materiais duráveis, que podem ser usados centenas de vezes. Os talheres descartáveis também não fazem muito sentido, então, esqueça-os definitivamente. Prefira sempre os talheres de metais, que possuem longo tempo de vida útil.
  4. Reciclar como parte da rotina
    Há de se admitir: tirar 100% os descartáveis é uma jornada que acontece gradualmente, não é do dia para a noite. Por isso, não se cobre tanto. A paciência é uma virtude. Enquanto vive esse processo, tenha em mente a necessidade da reciclagem como parte da rotina. Portanto, lave as embalagens que serão descartadas, separe os lixos recicláveis e respeite os dias e horários de coletas.

Por fim, não se esqueça. O amanhã é uma miragem, então a hora de começar a tirar os descartáveis do cotidiano é hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *