ÁGUA: POR QUE DEVEMOS APRECIAR E SEMPRE POUPAR

Água é fonte de vida, sinônimo de bem-estar, saúde e qualidade de vida. A questão hoje é que na mesma medida em que cresce a demanda por água no planeta, vemos uma limitação de recursos hídricos em razão do excesso de captação, poluição, além das questões relacionadas às mudanças climáticas. Por isso, devemos sempre valorizar cada gota que a natureza nos oferece e, é claro, economizar ao máximo esse recurso, sempre que possível.

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), a escassez de água afeta mais de 40% por cento das pessoas do mundo. Para o ano de 2050, se esse quadro atual não mudar, estima-se que uma em cada quatro pessoas será impactada pela carência de água. Ou seja, poupar esse líquido é um assunto urgente e que carece da atenção de todos os que valorizam a vida.

Para evitar a escassez é premente proteger toda a natureza e os sistemas que dependem da água, como florestas, rios e montanhas. O bacana disso tudo é que podemos dar a nossa contribuição direta com atitudes conscientes, dentro de casa.

Cinco atitudes básicas para preservar a água

A preocupação com o uso de água deve ser constante, e não deve ser adiada para depois. Assim, a Organização das Nações Unidas destacou cinco atitudes simples mas altamente eficientes para economizar água e ajudar a cuidar do clima e dos recursos naturais.

  1. Tomar banho em cinco minutos

Quem é que não gosta de tomar um bom banho? Sim, essa é uma experiência agradável, mas que também deve ser responsável. Passar longos períodos debaixo do chuveiro não é lá muito bom quando se olha a questão da preservação da água. Por esse motivo, a recomendação é para banhos curtos, a fim de cuidar dos nossos recursos naturais.

  1. Fazer mais refeições à base de vegetais

Uma dieta preferencialmente com frutas, verduras e vegetais consome menos água no ecossistema quando comparada com uma alimentação baseada em carnes e produtos oriundos da origem animal. Isso porque os animais, além de necessitar de água para beber, também exigem de toda a cadeia de água para dar sustentação aos vegetais e outros alimentos que entram na dieta animal.

  1. Desligar da tomada aparelhos que não estão em uso

Você sabia que 90% da geração de energia faz uso intensivo de água? Pois bem, economizar energia também significa, na prática, economizar a tão preciosa água. Uma ação simples como essa, além de poupar recursos naturais, também é um meio de reduzir a conta no final do mês e, assim, economizar dinheiro, não é mesmo?

  1. Não desperdiçar alimentos

Como levantado há pouco, toda a cadeia de produção de alimentos envolve o consumo de água. Portanto, todo desperdício de comida envolve indiretamente a perda desnecessária de água. De acordo com a ONU, 1/3 do que é produzido na cadeia alimentar acaba no lixo. A dica aqui é aproveitar ao máximo cada refeição, comprando e consumindo o essencial, sem exageros.

  1. Comprar com consciência

Você sabia que produzir um jeans exige o consumo de 10 mil litros de água? Agora já imaginou quanto vai de água para se fabricar um look completo? Logo, é fundamental consumir com total consciência, tendo clareza de que cada nova aquisição impacta diretamente a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *